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terça-feira, 20 de junho de 2017

O que é SEM ?


O que significa SEM?
Hoje em dia uma grande quantidade de pessoas utilizam a Internet para encontrar informações sobre determinados produtos e normalmente esses usuários de Internet utilizam os sites de pesquisas como o Google, Cadê, Yahoo, Uol, etc, pela sua facilidade de encontrar uma informação, ou seja, a pessoa escreve uma palavra (ou palavras) que desejam informação, clica em pesquisar e pronto, o site de busca fornece uma lista com vários links de sites relacionado a palavra que você pesquisou.

Por exemplo, um usuário está procurando por uma agencia de turismo. Normalmente quando alguém está procurando, significa que está interessado no assunto, seja para ter informações ou efetuar uma compra. Agora para ter a oportunidade da empresa ser visitado no mundo virtual por esse usuário, o site precisa ter uma boa visibilidade que seus concorrentes, para ajudar na visibilidade é utilizado a técnica SEM: Search Engine Marketing.
O Search Engine Marketing ou Marketing de Otimização em Buscadores, como o nome já diz são as estratégias de marketing sites de pesquisas. A forma básica dessa estratégia é na palavra-chave. Ou seja, quando buscar por agencia de viagem, por exemplo, a pessoa procura por “agencia de viagem” e irá receber uma lista de links relacionados ao assunto pelos sites de pesquisa. Mas o usuário pode também procurar por outra palavra, como “pacotes de viagem”, “Passagem Aérea”, etc. A lista pode ser infinita de palavras utilizadas, por isso a importância do serviço do SEM.

Estratégias do SEM
Podemos separar a estratégia do SEM em duas partes principais:

Links patrocinados
Os links patrocinado ou também conhecido como pesquisa paga é um programa de links que você paga

Características
As principais características de um link patrocinado são:
Anúncio em formato de texto contendo um título, descrição do produto/serviço oferecido e a URL do site. Ao ser clicado leva o usuário para o site do anunciante;
O anunciante paga apenas quando um usuário clica no anúncio. Esse valor é chamado de Custo por Clique (CPC);

O custo do click depende de uma série de fatores, os principais são a quantidade de vezes que as palavras-chave escolhidas pelo anunciante são utilizadas nas buscas dos sites de pesquisas, a posição do anúncio na página de resultado da busca e qual é o CPC ofertado pelo anunciante;
Anunciante determina o quanto quer investir por dia;

Alterações no anúncio, segmentação e o investimento a qualquer momento.

Formatos
Existem 3 formatos de link patrocinado. São eles:
Por Palavra-chave: O mais conhecido e utilizado no mercado anunciante. Os anúncios são veiculados nos resultados de pesquisas dos maiores buscadores da internet brasileira. Toda vez que o usuário da busca pesquisar a palavra-chave que o anunciante está patrocinando, seu anúncio será exibido junto com os resultados que o buscador gerou.

Por assunto: Os usuários de internet acessam as páginas de conteúdo na internet em busca de informação e entretenimento. Os anúncios são associados com o tema da página onde está sendo veiculado.

Por perfil: Pioneiro Mundial, o UOL é possui exclusividade na comercialização deste tipo de link patrocinado. Quando o internauta acessa sua caixa de e-mails do UOL e/ou do BOL são publicados, na lateral direita, anúncios de acordo com o perfil do usuário de e-mail. O anunciante determina o perfil do seu público-alvo de acordo com o sexo, idade e localização geográfica.

Existem também, empresas especializadas em gerenciar campanhas de links patrocinados.
Para maior comodidade do cliente, as campanhas de links patrocinados são monitoradas por profissionais especializados que alteram valores, textos de campanhas e bolam estratégias para otimizar o budget investido.

Busca natural

A busca natural, também conhecida como busca orgânica, é a que mostra os links conforme a relevância com a palavra-chave. Ela mostra os links por ordem de importância. É aqui que entram as técnicas de Search Engine Optimization. Sites de busca como o Google usam spiders(robos de busca) que varem(lêem) os sites da web. Alguns sites não são legíveis para estes spiders. Para resolver este problema, o Search Engine Optimization tem ações que envolvem: copywriting, usabilidade, melhores práticas e outras com o intuito de tornar o site legível e por conseqüência, melhor posicionado. Veja algumas dicas simples de Search Engine Optimization.

As vantagens do Search Engine Marketing sobre a publicidade tradicional são várias:

- Relevância. A pessoa vê a publicidade quando está procurando o assunto;
- Preço baixo. Na busca natural, não é cobrado nada para parecer em primeiro;
- Paga apenas pelo click. Nos links patrocinados, se a pessoa não está interessada no seu site, ela não clica e você não gasta;
- Visibilidade: As ferramentas de busca estão entre os site mais famosos de internet, sendo a página inicial de navegação de muitas pessoas.

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